segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CORTICOTROFINA (ACTH) e ERITROPOIETINA (EPO)

Na continuação de artigos já publicados aqui no MOUSERACE, volto a escrever sobre algumas substancias ditas proibidas, mas que os atletas existem em usar, mesmo sabendo dos seus efeitos secundários...

-CORTICOTROFINA (ACTH)
Esta hormona aumenta o nível endógeno de corticosteroides. Usa-se com a finalidade de melhoria da recuperação tecidular e por parecer ter um efeito estimulante a nível do sistema nervoso.
Os seus efeitos secundários são os seguintes:
Insónia ,Hipertensão arterial, Diabetes, Ulcera gástrica, perda de massa óssea, dificuldade de cicatrização das feridas...

-ERITROPOIETINA (EPO)
Aumenta o numero de glóbulos vermelhos (eritrocidos) no sangue através de um incremento da sua produção pela medula óssea e desse modo aumenta a sua capacidade de transporte do oxigénio. É usada sobretudo nos desportos de endurance.
Os seus efeitos secundários são os seguintes:
Aumento da viscosidade do sangue, Convulsões, Hipertensão, Enfarte de miocárdio, Enfarte cerebral, Embolia pulmonar, Anemia cronica, MORTE SÚBITA

Em relação aos treinos a semana terminou com BTT e bicicleta de estrada...

Hoje fiz 11km na pista, 10km a 4`15",inicei o meu ciclo de musculação 15` em circuito training...amanha vou buscar o meu mesociclo com vista aos meus objectivos...

No CAR de Vale Moinhos, o pessoal esta motivado para o Duatlo do Jamor...O BRI no Domingo deu-me muito boas indicações na bicicleta, o Raposo esta mais forte que no ano passado...Rustman so treinou 45`, mas esta muito bem na Bike...Eu, talves seja aquele que sinta mais dificuldades...mas espero que eles me ajudem a recuperar a minha forma...É assim o verdadeiros Espirito de EQUIPA...