terça-feira, 8 de junho de 2010

5ª Etapa - Enganadora...rompe pernas...

Ontem a etapa tinha um gráfico de altimetria que não apresentava grandes dificuldades...mas que engano...
Saímos do Hotel de Vall Fosca em Espui em direcção ao Coll de Oli que fica a 1520mt, mas para la chegar temos que fazer um single track com a bicicleta a mão por uns 3km, local que apresenta grandes dificuldades de progressão...na parte final o Pedro Honório teve uma queda e ficou "encarcerado" na bicicleta...rolamos mais uns 500mt e o Pedro estava a comentar "...Luis, como vais por a minha queda no Blog...", ainda não tinha acabado a frase e no chão novamente...e perguntei "...qual das quedas?", foi um momento onde todos nos rimos com grande satisfação (claro que ele não se aleijou), continuamos a nossa jornada e ao fim mais de 10km de subida lá terminamos a primeira subida....baixamos até Molà d`Amunt (1050mt)e estávamos com 20km percorridos, tínhamos agora mais 15km de subida para nos levar até aos 1610mt, uma subida que se apresentava sem dificuldades para era um rompe pernas...ao longo dos km ia deixando algumas mazelas...
Quando se parte para uma etapa verifico por norma o livro do Jordi Laparra e verifico que existem localidades, mas essas localidades são por muitas vezes para não dizer quase sempre um conjunto de uma a duas casas, é uma desilusão total, espero parar para uma cola e nada...
Chegados ao cimo o gráfico indica que vamos descer por 27km...novo engano, descer é verdade, mas as descidas por estas bandas são complicadas e nesta etapa lá pelo meio voltas sempre a subir qualquer coisa...(as pernas são como o algodão, não enganam)...na parte final da descida avistamos El Pont de Suert(840mt altitude), que vista panorâmica que tínhamos sobre a cidade, paramos para admirar a vista e tirar as fotos da praxe...chegamos a Cidade,e voltamos a apanhar o trilho que nos levava até ao final Bonansa (1370mt), ultima dificuldade do dia, mais 13km aproximadamente a subir, mas com algumas rampas e piso em mau estado...mas chegamos...esta aldeia e lindíssima, totalmente virada para acolher gente que gosta da natureza...um dado curioso é que no café vende-se gel e barras da Power Bar...